quarta-feira, 18 de julho de 2018

Foto Memória de Macapá: Pioneiro José Ubirajara Lopes de Sousa.

José Ubirajara Lopes de Sousa, nasceu no Maranhão, em 1 de fevereiro de 1920 - mais precisamente em um vilarejo chamado Mucuim - filho de Jonathas Lopes de Lima e Sousa e Josefa Olímpia Lopes de Sousa.
Chegou em Macapá no ano de 1945, quando o ex-Território do Amapá tinha como governador o Cap. Janary Nunes.
Estudou o 2º grau na Escola Normal de Macapá.
Foi através de decreto governamental designado para trabalhar na Guarda Territorial (GT), e dentro da unidade galgou ao maior posto que era de Inspetor.
Serviu na GT nas localidades de Calçoene, Jarilândia e Macapá.
Na vida profissional foi Diretor do Núcleo Penal do Bairol (primeiro presídio de Macapá), Diretor da Escola Industrial de Macapá, Diretor da DSG (Divisão de Segurança e Guarda), Secretário de Justiça do Território Federal do Amapá e Chefe de Gabinete do Palácio do Governo.
José Ubirajara foi diretor e também lecionou alguma matéria escolar, em uma escola interna, que foi montada na Guarda Territorial, para os membros da corporação que tinham pouco ou nenhum estudo.
Casou com a professora Maria Dorothy Mendes de Sousa, no dia 29 de maio de 1942, com quem teve 09 (nove) filhos: Josemar, Josemir, Maria de Nazaré, Marilena, Josenaldo, Josenildo, Virginia Maria, Josemauro e Marilane Mendes de Sousa.
Foi aposentado em agosto do ano de 1975, e em virtude de seus filhos estarem estudando em Belém-AP, foi residir naquela cidade.
Em 08 de julho de 1990, veio a falecer, motivado por um aneurisma localizado em seu cérebro.
Agradecemos ao amigo Josemir Mendes de Sousa, filho do biografado, que nos enviou as informações sobre o pai dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA MACAPÁ ANTIGA – TEÓFILO MOREIRA DE SOUZA - UM PIONEIRO DE RAIZ

Nosso biografado de hoje é pioneiro de raiz de Macapá. Cidadão simples, pobre, humilde, mas com valores que o faziam um homem correto, respe...