sexta-feira, 6 de julho de 2018

Fotos Memória de Macapá: Antigo bairro da Favela

O Central, foi o primeiro bairro de Macapá.
Nosso registro retirado do fundo do baú de lembranças, mostra fotos de uma rua, no trecho antes denominado de Bairro da Favela, como era conhecido no início do Território Federal do Amapá. 
A Avenida Mendonça Furtado começa em uma área do centro histórico, onde antes localizava-se o Formigueiro, um núcleo populacional que concentrava boa parte dos primeiros moradores, situados na área de entorno do prédio mais antigo da cidade: a Matriz de São José.
Na primeira imagem dos anos sessenta, compartilhada pelo amigo Ronaldo Picanço, vemos a Mendonça Furtado com o seu canteiro central recém colocado e ainda de chão batido numa visão espetacular a partir da rua Eliezer Levy, Favela a dentro.
Observamos pela esquerda, em primeiro plano o muro do Cemitério N. Sª da Conceição, seguido da residência da família do tradicional pioneiro macapaense Zacarias Monteiro Leite.
Pela direita podem ser identificadas: a primeira casa, que foi residência do jornalista Paulo Conrado Bezerra e família; na segunda casa morou  a família "Rola"; na casa 3 moravam o Sr. Antônio e a prof.ª Nancy Costa e família; no quarto terreno situava-se o sobrado com comércio e residência do Sr. José Picanço de Menezes (Cacú).
Nessa segunda foto, compartilhada pela amiga Alcinéa Cavalcante, vemos algumas figuras do bairro da Favela fazendo pose sobre uma antiga ponte armada sobre o igarapé da Fortaleza, que morria atrás do Hospital Geral de Macapá e passava na parte baixa da Mendonça Furtado entre as ruas Jovino Dinoá e Odilardo Silva. A turma residia na área circunvizinha. Consta, que o moreno deitado é o Ubaldo Mafra. No meio também estava o Jurandino, popular Carudo. Há muitas dúvidas sobre as identificações. (Informações de Nilson Montoril)
Na parte alta da imagem, aparece uma casa onde funcionou a Agência Zola, mas à época era o comércio do seu Manezinho esposo da dona Júlia, mãe do Breca e do Osmar Melo (que foram goleiros do Santana).
O Osmar que depois foi radialista e o seu Chaguinha (um dos pioneiros do carrinho de mão em Macapá) moravam em quartinhos que ficavam do lado da casa do crioulo Jorge. (Fonte: Blog da Alcinéa Cavalcante)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...