quarta-feira, 7 de abril de 2021

MEMÓRIAS DA MACAPÁ DE OUTRORA: PRIMEIROS MATADOUROS DA CIDADE

Foto de 1908 - pertencente ao acervo publicado no "Álbum do Estado do Pará" que retrata a resenha dos 8 anos do governo Augusto Montenegro, no Pará - mostra o local onde funcionou o Primeiro Matadouro (Curro), do município de Macapá.

Além do relato histórico, o importante documento possui muitas fotos da época, que foram feitas pela equipe do excelente  fotógrafo português Felipe Augusto Fidanza.

Segundo o historiador Nilson Montoril, "o primeiro Curro Municipal de Macapá ficava na Passagem Carlos Novais, ocupando a área que hoje abriga o Centro de Cultura Franco-Brasileira, perto do Hotel Macapá, na frente da cidade. Posteriormente tivemos o matadouro ao lado da Fortaleza, área do Elesbão e mais tarde na Fazendinha".

O da Fazendinha, foi construído pelo governo Janary Nunes, quando o Amapá foi desmembrado do Estado do Pará, e transformado em Território Federal, em 13 de setembro de 1943, de acordo com o Decreto-lei n° 5.812.

A foto acima apresenta a fachada do prédio do Matadouro Modelo de Macapá, inaugurado em 1º de maio de 1947 e desativado em 2009, pela Prefeitura Municipal de Macapá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA CULTURA AMAPAENSE > DONA VENINA, GRANDE DAMA DO MARABAIXO DO AMAPÁ

Tia Venina marcou a história das mulheres da família e do Quilombo do Curiaú, situado na Zona Rural de Macapá. A sua trajetória é uma inspir...