segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

MEMÓRIA DA GUARDA TERRITORIAL - INSPETOR ÍTALO MARQUES PICANÇO

O Guarda Territorial Ítalo Marques Picanço, nasceu dia 01 de abril de 1919, na cidade de Macapá, quando este município pertencia ao Estado do Pará. Muito novo ainda, aos 5 anos de idade, ficou órfão de seu pai Sr. Raimundo Tomé Calixto. Em razão disso, foi morar na casa de seu tio, o vereador João Batista Picanço. (Não está informado na forte pesquisada o nome da genitora dele). Menino de uma família muito pobre, mesmo assim completou o curso primário nas escolas de Macapá. Vislumbrava ingressar na vida militar. Com este propósito, em 1942, viajou até Belém do Pará, e se apresentou no Posto de Recrutamento Militar – PRM, do vizinho estado. Serviu como soldado, enquanto aguardava vaga para entrar na Força Expedicionária Brasileira - FEB, mas não obteve êxito nos exames e foi mandado de volta para o Território Federal do Amapá, sendo admitido no quadro de funcionários do governo do Amapá, no dia 04 de dezembro de 1944, como integrante da Guarda Territorial do Amapá.

Desfile de 7/09/1963, em Macapá 

Após alguns anos, foi readaptado para a função de inspetor (1966), até galgar ao grau de Comandante da Corporação.

Foto tirada há 74 anos por Roberto Maia, repórter-fotográfico da Revista “O Cruzeiro” e publicada na edição de 04 de novembro de 1950, mostra imagem do Inspetor Ítalo Picanço na função de municiador, quando coloca a bala, em um dos canhões da velha Fortaleza de São José de Macapá.

O GT Ítalo sofreu, em 1956, um acidente grave na Fortaleza, quando participava de solenidade com disparos de canhão, durante comemorações alusivas à Semana da Pátria, um 7 de setembro. O incidente, de extrema gravidade, ocasionou sérias lesões com queimaduras por todo o corpo do Inspetor, que, desacordado, teve que ser levado às pressas para Belém-PA, e lá permaneceu, por quase um mês, na Santa Casa de Misericórdia, em tratamento de saúde. Após esse período, o Inspetor Ítalo assumiu o comando da Guarda Territorial. Decreto assinado pelo Governador Ivanhoé Gonçalves Martins, concedeu aposentadoria ao servidor Ítalo Marques Picanço, ocupante do cargo de Inspetor da Guarda Territorial, a contar de 30 de janeiro de 1967. Inspetor Ítalo já é falecido, mas na fonte não há registro da data de tal ocorrência.

FONTE: Texto elaborado com base em dados constantes no Livro Memória da Briosa Guarda Territorial do Amapá / Verônica Xavier Luna, Elke Daniela Rocha Nunes, Bruno Markus dos Santos de Sá. - Macapá: Editora UNIFAP, 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA CULTURA AMAPAENSE > DONA VENINA, GRANDE DAMA DO MARABAIXO DO AMAPÁ

Tia Venina marcou a história das mulheres da família e do Quilombo do Curiaú, situado na Zona Rural de Macapá. A sua trajetória é uma inspir...