quarta-feira, 21 de agosto de 2024

ESPORTE AMAPAENSE > OS 81 ANOS DO DESPORTISTA CÉLIO PAIVA

O desportista Célio Paiva completa 81 anos nesta quarta-feira, 21 de agosto de 2024. A maioria deles vividos no Amapá.

Benedito Célio de Araújo Paiva, zagueiro e artilheiro do futebol amapaense, nasceu em Bragança-PA, em 21 de agosto de 1943 - 31 dias antes da criação do Território Federal do Amapá, em 13 de setembro daquele ano - filho do comerciante João Barbosa de Paiva e Francisca Soares, também conhecida como Dona Santinha. As chances de emprego no recém-criado território e a exploração das reservas de manganês pela mineradora ICOMI despertaram o interesse de Barbosa de Paiva, que não mediu esforços e partiu para Macapá, acompanhado da família, em 1950. Naquela época, Célio tinha nove anos. 

Célio Paiva teve um grande desempenho nos esportes de vôlei e basquete, chegando a atuar como atleta profissional. Seu principal destaque foi no campo do futebol, quando se tornou um dos maiores craques do Amapá nos anos 60 e 70, período de ouro do futebol amapaense. Ele começou a sua trajetória na tradicional paróquia de Nossa Senhora da Conceição, localizada no bairro do trem, zona sul de Macapá, no Palmeirinha, equipe que conquistou o tricampeonato em 1956. 

Célio desempenhou suas funções nos clubes Esporte Clube Macapá, Sociedade Esportiva e Recreativa São José e Juventus Esporte Clube a partir de 1961. 

Ele foi convocado diversas vezes para a Seleção Amapaense, que disputou partidas extraordinárias no Estádio Glycério de Souza Marques, conhecido como Gigantão da Favela. Célio Paiva voltou ao Pará, onde jogou pelo Paysandu Sport Club, em 1966. Ele também atuou no Clube do Remo.  Nesse ano, ele conheceu Diana Nazaré Monard, com quem se casou em 26 de janeiro de 1972. A união gerou quatro filhos. 

Como servidor público concursado do Governo Federal, administrador e técnico em contabilidade, trabalhou na extinta Companhia de Desenvolvimento do Amapá (Codeasa) e no Ibama, onde se aposentou. Atualmente, ele reside com a família na capital paraense.

Fontes consultadas: portal selesnafes.com (com informações de Keyla Monard Paiva, filha de Célio) e Francelmo George.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA CULTURA AMAPAENSE > DONA VENINA, GRANDE DAMA DO MARABAIXO DO AMAPÁ

Tia Venina marcou a história das mulheres da família e do Quilombo do Curiaú, situado na Zona Rural de Macapá. A sua trajetória é uma inspir...