sexta-feira, 8 de novembro de 2024

MEMÓRIA DA IGREJA CATÓLICA – BISPOS DE MACAPÁ

RESGATE HISTÓRICO

Dois, dos sacerdotes que aparecem, em destaque, nesta foto dos anos 1950, foram bispos na Prelazia de Macapá. Falo de Dom Arcângelo Cerqua e Dom João Risatti.

DOM ARCÂNGELO CERQUA

Dom Arcângelo Cerqua, do PIME, nasceu em Giugliano, na Itália, no dia 2 de janeiro de 1917, filho de Antônio Cerqua e Maria Assunta Cecere. Foi o primeiro bispo da Diocese de Parintins. Arcângelo ingressou na Congregação do Pontifício Instituto das Missões Estrangeiras (PIME) e foi ordenado sacerdote em 29 de junho de 1940, na Catedral de Milão, pelas mãos do Cardeal Schuster. Em 16 de março de 1948, recebeu o crucifixo missionário e partiu da Itália rumo à Amazônia. Chegou à Bahia em 16 de abril e a Macapá em 29 de maio. Nesse mesmo dia, assumiu o cargo de vigário de Macapá. Com a criação da Prelazia de Macapá, tornou-se seu vigário-geral. Dom Arcângelo Cerqua faleceu na Itália em 16 de fevereiro de 1990.

DOM JOÃO RISATTI

Dom Giovanni (João Risatti), nasceu em Trento/Itália, em 1 de dezembro de 1942. Emigrou da Itália para o Brasil em 1972, em missão na cidade de Parintins, no Amazonas. Sua consagração episcopal ocorreu em 1988. Assumiu o bispado da Diocese de Macapá do ano de 1993 até a sua Páscoa, que aconteceu em missão na Itália, no dia 9 de setembro de 2003, vítima de infarto do miocárdio. Exerceu uma Pastoral profundamente dinâmica e missionária, tendo realizado diversas obras para a Igreja Católica no Amapá, dentre elas a tão sonhada Catedral de São José.

Fontes: Pe. Paulo Roberto Matias Souza/Wikipédia e Diocese de Macapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA CULTURA AMAPAENSE > DONA VENINA, GRANDE DAMA DO MARABAIXO DO AMAPÁ

Tia Venina marcou a história das mulheres da família e do Quilombo do Curiaú, situado na Zona Rural de Macapá. A sua trajetória é uma inspir...