quinta-feira, 1 de julho de 2010

Construção do Pensionato São José

(Foto: Reprodução/Arquivo da Diocese de Macapá)

Para ampliar clique na imagem
Anos 50 - Pe. Vitório Galliani - um dos pioneiros do PIME em Macapá, fiscaliza obras de construção do Pensionato São José. Pe. Vitorio chegou em Macapá, junto com outros missionários do PIME, em 1948. Faleceu e foi sepultado em Macapá em 1983.

Um comentário:

  1. Alô, João:
    Lembro do Pe. Vitório como vigário da Igreja de N. S. da Conceição no bairro do Trem. Lembro bem dele na primeira metade dos anos 60, quando participava do movimento das Cruzadas.
    Aos sábados, pela manhã, o Pe. Vitório costumava reunir a garotada. Primeiro, havia uma "pelada" na praça em frente à igreja, que nesse tempo era um terreno aberto, com a estátua da santa. Havia até um campeonato entre os setores do bairro do Trem: Vacaria, São Pedro, Elesbão, Sindicato e Barrigudo. Depois da bola íamos para a igreja receber suas orientações: aquele bando de meninos, descalços e só de calção, enchia o templo. Em seguida, íamos para um barracão de madeira, à esquerda da igreja, onde funcionou, inicialmente, o Cine Paroquial. O Pe. Vitório passava só a primeira metade do filme do domingo (pra dar o gostinho).
    O Pe. Vitório era também lembrado pelo famoso "cascudo" que aplicava nos mais inconvenientes.
    Aloisio Cantuária

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA MACAPÁ ANTIGA – TEÓFILO MOREIRA DE SOUZA - UM PIONEIRO DE RAIZ

Nosso biografado de hoje é pioneiro de raiz de Macapá. Cidadão simples, pobre, humilde, mas com valores que o faziam um homem correto, respe...