sábado, 24 de julho de 2010

O Curso da Cades

O amigo Aluisio Cantuária nos mandou o seguinte e-mail:
"Alo, João:
Estou encaminhando mais uma contribuição para o Porta-Retrato. São imagens da turma de História, do último curso realizado em Macapá, entre dezembro de 1970 e fevereiro de 1971.
Referência histórica: O Curso da CADES.
A
Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES) foi criada pelo Presidente Vargas em 1953, através do Decreto nº 34.638, com o objetivo de difundir e elevar o nível do ensino secundário. Nas décadas de 50 e 60, a CADES prestou relevantes serviços à educação, através da realização de cursos de treinamento para professores do ensino secundário, jornadas de diretores, simpósios de orientação educacional, etc.
A partir de 1956, a CADES passou a promover, nas inspetorias seccionais do ensino secundário espalhadas por todo o país, cursos intensivos de preparação aos exames de suficiência que, de acordo com a Lei nº 2.430, de 19 de fevereiro de 1955, conferiam aos aprovados o registro de professor do ensino secundário e o direito de lecionar onde não houvesse disponibilidade de licenciados por faculdade de filosofia.
Em Macapá, os cursos da CADES eram implementados pela Inspetoria Seccional de Ensino Secundário de Belém, com execução pela Universidade Federal do Pará. Até onde tenho notícia, o último curso da CADES em Macapá ocorreu entre 11/12/1970 e 13/02/1971." Local: Escola Princesa isabel.
___________________________________________________________

O amigo Lindoval lá de Fortaleza-CE – que também aparece nas fotos, complementa a informação do Aluisioque está em Belém do Paráde que o primeiro Curso de CADES funcionou em Macapá em Janeiro de 1968 nas dependências do Colégio Amapense, - do qual ele é oriundo - em Geografia. E que em 1969 fez o Exame de Suficiência, da CADES para ter direito de lecionar 1º e 2ºGrau.
Como bem disse o Aluísio, o curso era promovido pela Seccional do Ensino Secundário de Belém sob a direção da UFPa.
Em 1970 Lindoval fez novamente o curso de CADES, só que em História.
( Nota do Editor )

(Reprodução/Acervo Aluisio Cantuária)

Clicar na foto para ampliá-la
(Foto de Osmarino Cruz)
Contribuição do amigo Aluisio Cantuária
Foto 1. Ano de 1971 - Encerramento do Curso da CADES, turma de História.
Local: Escola Princesa Izabel - Macapá - Fevereiro de 1971
Sentado na frente: Aloisio Cantuária.
Em pé, da esquerda para a direita: professora Iracema, José Ferreira, Nilce, Heloísa, Angélica Cascaes, Carmem Menezes e Maria da Glória.
Atrás, sentados no muro, da esquerda para a direita: José Carlos, Valente, Pedro, Lindoval e José Graça.
(Reprodução/Acervo Aluisio Cantuária)

Para ampliar clique na foto
(Foto de Osmarino Cruz)
Contribuição do amigo Aluisio Cantuária

Foto 2. Dezembro de 1970 - Visita da turma de História da CADES à Fortaleza de São José de Macapá.
Em pé, da esquerda para a direita: (1) professor Valmor, (2) Nilce, (3) professora Iracema, (4) não lembro, (5) não lembro, (6) policial que atuou como cicerone, (7) professor Roberto Sebastião Alcântara (UFPA, professor da turma), (8) Heloísa, (9) Angélica Cascaes, (10) Carmem Menezes, (11) não lembro do nome (12) Natanael, (13) Cleide, (14) Adail, (15) não lembro do nome, (16) José Guilherme Guerra, (17) Aloisio Cantuária, (18) Telma, (19) Lindoval, (20) José Carlos, (21) não lembro do nome e (22) não lembro do nome.
Agachados, da esquerda para a direita: (1) Luis (Santarém), (2) Sebastião Pelaes, (3) Valente, (4) Pedro, (5) não lembro do nome, (6) José Ferreira, (7) não lembro do nome, (8) não lembro do nome, (9) não lembro do nome, (10) José da Graça. (Texto (em azul) e legendas, de Aloisio Cantuária)

7 comentários:

  1. João, queria fazer um adendo à postagem do Aluísio. O primeiro Curso de CADES funcionou em Macapá em Janeiro de 1968 nas dependências do Colégio Amapense, - do qual sou oriundo - em Geografia. Em 1969 fizemos o Exame de Suficiência, da CADES para ter direito de lecionar 1º e 2ºGrau. Como bem disse o Aluísio, o curso era promovido pela Seccional do Ensino Secundário de Belém sob a direção da UFPa. Em 1970 fiz novamente o curso de CADES, agora em História. João, como deves lembrar, não havia nada a fazer, naquela época, em Macapá, a não ser estudar. Era o que eu fazia. Tempo bom aquele. Amigo um abraço, extensivo ao Aluísio, que está bem diferente na foto atual.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Lindoval!
    grande abraço e obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Alo, João.
    Gostaria de fazer um acréscimo na legenda da foto 2, da visita à Fortaleza de São José. A moça do nº 18, entre eu e o Lindoval, lembrei que ela se chama Telma.
    Abraços, extensivos também ao Lindoval, que acredito estar também diferente. Afinal, do curso da CADES pra cá decorreram 40 anos, e a ação do tempo sobre nós, junto com a genética e os nossos hábitos, faz muitas mudanças.

    ResponderExcluir
  4. Alo, João.
    Havia mais um colega da turma, que não aparece na foto. Era o Osmarino, fotógrafo, que registrou esse momento.
    Não sei se o Lindoval lembra, mas minha visita foi incompleta. Após a foto, visitamos alguns espaços da Fortaleza, entre eles as celas. Ao sair, batí com a cabeça numa grade no alto da porta (que é baixa), desmaiei e fui levado ao PSM. Lembro, também que o Osmarino registrou o fato e aparecí num jornal mural do curso, com manchete do tipo "Aloisio tenta carregar Fortaleza na cabeça". Foi uma gozação. Infelizmente alguém levou a foto. Bom, essa é apenas uma das várias histórias de dois meses de curso.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Lembro deste pequeno incidente, mas no final, tudo saiu bem com a recuperação rápida do Aloísio. Abraço

    ResponderExcluir
  6. Participei do curso de 1968, lembro dos colegas, Jorge Armando, Marapa, a disciplina foi Matemática, lecionei durante anos em CZS AC, um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Participei do curso de 1968, lembro dos colegas, Jorge Armando, Marapa, a disciplina foi Matemática, lecionei durante anos em CZS AC, um abraço.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...