quarta-feira, 23 de outubro de 2013

O "BRASA TRIO' teve vida efêmera.

O registro fotográfico de hoje, é uma raridade histórica que o amigo Cléo  Araújo escaneou de uma revista ICOMI-NOTÍCIAS, da década de 60. Depois de restaurá-la, compartilhou em seu Facebook.
São imagens do "Brasa Trio", formado pelos integrantes do Conjunto "Os Cometas" - Aimoré, Walfredo e Sebastião Mont'Alverne.
Para saber mais, recorremos ao amigo Aimoré Nunes Batista, em Fortaleza-CE, que nos conta, com riqueza de detalhes, a história dessa formação:
"Amigo João Lázaro, inspirados em trios que faziam sucesso na década de '60, como Trio Nagô, Trio Irakitan e outros mais e, para preencher o vazio que ficava no intervalo dos bailes que os Cometas tocavam, do qual fazíamos parte, criamos o "Brasa Trio", com um curto repertório de 12 músicas. Suficientes para 40 minutos de apresentação. Nós nos apresentamos, além de Macapá, em Serra do Navio, em Santana (Icomi) e em alguns eventos festivos e religiosos. A duração do "Brasa Trio" foi curta, pouco mais de 3 anos. Eu tive que me transferir de mudança para o Rio de Janeiro e, sem que houvesse interesse dos outros 2 parceiros em encontrar um substituto, o "Brasa Trio" encerrou as suas atividades. Esta formação era composta pelo Walfredo Moura (vocalista), Sebastião Mont'Alverne (vocalista e violonista) e Eu, Aimoré Batista (vocalista e violonista). Quanto aos arranjos e escolha do repertório havia a participação dos 3 componentes em comum. 
Um grande abraço, AIMORÉ BATISTA, http://aimorebatista.blogspot.com"

(Via Facebook)
Referências históricas
TRIO IRAKITANO Trio Irakitan é um conjunto vocal e instrumental, criado em 1950 por Edson Reis de França, o Edinho (violão), Paulo Gilvan Duarte Bezerril (conhecido no meio artístico como Paulo Gilvan - afochê), e por João Manoel de Araújo Costa Neto, o Joãozinho(tantã). Destes, apenas Paulo Gilvan ficou até os dias atuais, ainda atuando com este grupo no eixo Rio-São Paulo.
Com o falecimento de Edson Reis de França, o Edinho, em 1965, Antonio Santos Cunha, o Tony, foi convidado para ingressar no trio. Tony, nascido no Ceará em 1936, estreou no trio com o disco "A volta", lançado em 1967 pela Odeon, onde interpretaram boleros como "Ébrio de amor" e "Malagueña". Em 1968, gravaram um compacto duplo com as canções "Quando sai de Cuba", "Embolada da mentira", "Vida bacana" e "Pega a voga cabeludo", esta última, composição do tropicalista Gilberto Gil..1 2
O primeiro nome dado ao trio foi Trio Muirakitan, escolhido por Luís da Câmara Cascudo, que significa pedra verde em tupi-guarani. Como na época já havia um trio com o mesmo nome, Câmara Cascudo resolveu criar um neologismo, rebatizando o grupo de Trio Irakitan, que, segundo Paulo Gilvan, significa mel verde, ou, numa linguagem poética, doce esperança. (Wikipédia)
Ouça o Trio Irakitan
TRIO NAGÔ - O Trio Nagô foi criado na cidade de Fortaleza, CE em 1950 sendo integrado por Evaldo Gouvêia, compositor, cantor e violonista nascido em Iguatu, CE, em 8/8/1930; pelo cantor e violonista Mário Alves, nascido em 1914, e pelo vocalista e tocador de atabaque Epaminondas de Souza, os dois, naturais da cidade de Fortaleza, CE. Epaminondas de Souza faleceu de infarte no Rio de Janeiro, em 27/10/2004. (Dicionário Cravo Albin)
(Saiba mais)
Ouça o Trio Nagô

Um comentário:

  1. Valeu, amigo Lázaro. É sempre um imenso prazer colaborar com esse renomado blog, em prol da cultura brasileira. Vida longa aos membros do "Brasa Trio".
    Abços, Cléo Araújo.

    ResponderExcluir

PIONEIRO DO ESCOTISMO AMAPAENSE > CHEFE DÁRIO CORDEIRO JASSÉ (in memorian)

Chefe DÁRIO CORDEIRO JASSÉ, deixou seu nome nos anais do Movimento Escoteiro do Amapá.  Foi dele a iniciativa de fundar no dia 13 de julho d...