quarta-feira, 23 de outubro de 2013

O Pioneiro José Maria Papaléo Paes

José Maria Papaléo Paes, nasceu em Bem - PA, no dia 8 de agosto de 1928, filho de Raimundo Zacarias de Lima Paes e D. Maria Jacyra Papeléo Paes. 
Estudou os cursos primário e ginasial nos cogios de Belém, o tendo condições de ingressar numa faculdade. Menino ainda, começaram a despontar suas tendências para o desenho, causando espanto em seus familiares e amigos pela rapidez com que fazia uma caricatura ou o esbo de um retrato. Chegou ao Território do Amapá em 10 de dezembro de 1946, contratado pelo Governador Janary Nunes para a função de desenhista da antiga Divisão de Obras, onde foi o autor de todas as plantas dos prédios construídos no início do Terririo do Amapá. Destacou-se também no trabalho de levantamento topográfico do trecho da estrada BR-156, Macapá/Calçoene; fez os estudos das correntes do rio Araguari, no trecho da cachoeira do Paredâo e Ferreira Games; foi autor da sondagem geológica do Porto de Santana e das cidades de Macapá e Amapá; levantamento topográfico das cidades de Mazagão, Oiapoque,, Amapá, Calçoene e Santana. Pela experiência adquirida e pela confiaa que sempre demonstrou, assumiu a Chefia da Seção de Obras, da Divisão de Obras, no período de 1961/1962; Chefe do Serviço de Água e Esgoto, da Divisão de Obras 1965/67; Chefe do Serviço "Autônomo de Água e Esgoto 1967/73; Presidente da Companhia de Água e Esgotos - CAESA - de 1973 a 26 de julho de 1985. Exerceu também a função de membro do Conselho Territorial do Amapá, nomeado pelo Ministro Mário Andreazza, por dois mandatos consecutivos.
Aposentou-se em 08.01.1985 e faleceu dia 24 de outubro de 2007, em Belém-PA, onde encontra-se sepultado.

Fonte: Biografia reproduzida do Livro "Personagens  Ilustres do Amapá" Vol 1, de Coaracy Sobreira Barbosa - edição 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...