(Foto: Reprodução do jornal Amapá)
Clique na imagem para ampliá-la
Final dos Anos 60 - Palácio 31 de março - Primeira sede própria do Município de Macapá que até então ocupou inúmeros prédios na cidade.
(Foto compartilhada pela amiga Deuzuite Aradasse, via e-mail)
O prédio das fotos acima, "foi adaptado sobre as ruínas de uma estrutura de alvenaria que estava erguida na Av. FAB - no mesmo local da Prefeitura hoje - e que destinava-se a um centro de abastecimento tipo Mercado Central, onde os agricultores vindos de diversas regiões do então Território, encontrariam lugar para vender seus produtos à população. Essa ideia, revolucionária para a época, foi do ex-governador Pauxy Nunes." Essa informação é uma contribuição do amigo Lindoval Souza, professor de História, aposentado do mapá.
O prédio com a arquitetura atual da Prefeitura, surgiu na
administração do Governador Arthur de Azevedo Henning e do Dr. Cleiton
Figueiredo como Prefeito de Macapá, que reformaram e adaptaram o prédio para
sede do Município de Macapá.
(Post. reeditado e repaginado em 22.09.2016)
João, no local encontravam-se as ruinas do que seria um centro de abastecimento tipo mercado central, onde os agricultores vindos de diversas regiões do então território, encontrariam lugar para vender seus produtos à população. Essa idéia, revolucionária para a época, foi do ex-governador Pauxy Nunes. Se não estou enganado, foi Arthur Hening, governador e, Cleiton Figueiredo, prefeito que adaptaram e reconstruíram o prédio para sede da prefeitura. João, lembra da briga dos dois governantes por motivos outros e que um acabou demitido. O Sapiranga deve saber.
ResponderExcluirAlo, João.
ResponderExcluirGostaria de tirar uma dúvida. Em minhas lembranças de menino está guardada a imagem do terminal de passageiros (de madeira), mais ou menos no espaço em frente a esse prédio da prefeitura. Lembro bem que era próximo ao Hospital Geral. Creio que deve ter sido entre o final dos anos 50 ou início dos anos 60.
Alo, João.
ResponderExcluirComplementando a postagem anterior, o terminal de passageiros ao qual me refiro é o do primeiro aeroporto de Macapá, cuja pista de aviação ficava nas proximidades do HGE.