Nossa Foto Memória de hoje, vem o álbum de recordações do
pioneiro Humberto Cruz, que faleceu em Macapá, nesta segunda-feira, dia 13 de
maio, em decorrência de uma pneumonia.
O renomado fotografo amapaense, foi clicado em 1966, com a
esposa e os filhos bem pequenos, ao lado de sua Lambreta.
Estão nas imagens o pioneiro Humberto Cruz e sua esposa Dina
Andrade Cruz. Da esquerda para direita os filhos Betina
Andrade Cruz, Suzana Márcia Andrade Cruz, Ana Claudia Andrade Cruz e Humberto
Mauro Andrade Cruz.
Dona Dina Andrade Cruz, tem 80 anos e está bem de saúde.
Humberto Cruz era um profissional do tempo do “retrato”.
Irmão de outro ícone da fotografia amapaense, o pioneiro
Guilherme Cruz, que prestou muitos serviços fotográficos ao povo do Amapá,
juntamente com a valorosa equipe do Foto Cruz.
Isso ainda sem contar com outros nomes de peso na arte
fotográfica, que são seus contemporâneos: Alberto, Paulo e Isaac Uchôa,
Fernando Leite, Osmar Neri Marinho, Marino Cruz, Horácio Marinho, Toru Onuka,
Chico Terra, além de Johnny Sena, Floriano Lima e muitos outros.
Humberto Cruz foi durante vários anos fotógrafo oficial de
vários governadores que pelo Amapá passaram. Foi o primeiro a fazer cobertura
de casamentos, batizados e festas particulares para a sociedade amapaense na década
de 50. Seus serviços bastante solicitados, e seu profissionalismo se tornaram
referência na arte de fotografar.
MEMÓRIA AFETIVA: A LAMBRETA
MEMÓRIA AFETIVA: A LAMBRETA
Ela também fez parte da história de vida de Humberto Cruz,
pois foi seu primeiro transporte individual. E como ele, muitos amapaenses
aderiram suas locomoções a esse veículo rápido, prático, confortável e
econômico, aliada à boa estabilidade devido ao baixo centro de gravidade
proporcionado pelo motor próximo à roda traseira.
Sabe-se que a Lambreta surgiu na Europa,
no ano de 1946, em plena Segunda Guerra Mundial. Ela nasceu de uma catástrofe e
se transformou em um dos veículos mais populares na Itália. Em meio às
destruições causadas pela guerra, uma fábrica de tubos de aço foi alvo de um
ataque e acabou sendo destruída.
O dono dessa fábrica, Ferdinando Innocenti, tinha a intenção
de reconstruir a sua fábrica e se deu conta que precisava construir um meio de
transporte barato e seguro para os Italianos. Innocenti percebeu que o veículo
não poderia consumir muita gasolina, algo que estava escasso no país que
enfrentava uma guerra. Então Ferdinando se uniu à um engenheiro Pierlugi Torre
e começam a idealizar o projeto da Lambreta.
Em 1947 a lambreta começou a ser produzida, a sua primeira
versão foi chamada de Modelo Um e possuía 123 cilindradas e conseguia andar por
33 quilômetros com apenas um litro de gasolina, esse foi o ponto forte da
lambreta, a sua economia no gasto de combustível.
No Brasil a Lambreta foi o primeiro veículo nacional a ser
produzida em série. Teve início como Lambretta do Brasil S.A – Indústrias
Mecânicas, no ano de 1955. A produção aconteceu de 1955 até 1960, em seu auge 50.000
por ano eram fabricadas. Foram lançados vários modelos e o último lançado foi o
LI que tinha o câmbio de quatro marchas e foi o mais produzido no Brasil.
Com informações do Portal Educação
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