quarta-feira, 1 de abril de 2020

OS DEZ ANOS DO PORTA-RETRATO MACAPÁ/AMAPÁ DE OUTRORA

Completam-se, nesta quarta-feira - 1º de abril de 2020 - DEZ ANOS de existência do Blog "PORTA-RETRATO - MACAPÁ/AMAPÁ DE OUTRORA" .
Como registrado naquele primeiro post - na quinta-feira, 1º de abril de 2010 - estava sendo concretizado um Projeto antigo, que há algum tempo vínhamos arquitetando de lançar um blog com fotos históricas e raras de Macapá.
O ponta pé inicial desse marco histórico, contou com a inestimável colaboração desinteressada do amigo escritor Paulo Tarso Barros.
Paulo Tasso Barros repassou ao Blog, todo acervo fotográfico que possuía, sobre a memória do Amapá.
Paulo é Membro da Academia Arariense-vitoriense de Letras (AVL), da União Brasileira de Escritores (UBE - São Paulo), da Associação Nacional de Escritores-ANE, da Associação Amapaense de Escritores-APES e membro do Júri Nacional do Prêmio Multicultural O Estadão, de São Paulo. Foi membro do Conselho Estadual de Cultura, do Conselho Diretor da Fundação de Cultura e chefe da Divisão de Editoração da Fundação de Cultura. Paulo é membro efetivo da Academia Amapaense de Letras – ocupante da Cadeira nº 31, cujo Patrono é Paul Ledoux e Fundador José de Alencar Feijó Benevides.
Um outro amigo que também acreditou nos propósitos e finalidades do Blog foi o  jornalista amapaense ÉDI PRADO. Édi também pegou seus arquivos fotográficos e os doou ao blog com os quais foram feitas as primeiras postagens.
O amapaense Edivonildo de Prado Ribeiro – Édi Prado - é o primeiro jornalista graduado em comunicação do Estado do Amapá. Formou em 1982 pela Faculdade de Comunicação e Turismo Hélio Alonso - FACHA/RJ e retornou para Macapá em 1985. É um dos fundadores e presidente da Associação de Imprensa do Amapá (1988) e da criação do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Comunicação em 1989, o primeiro presidente.
Foi o primeiro editor-chefe do Jornal do Dia.
Temos também a enaltecer a imprescindível colaboração dos historiadores Fernando Rodrigues, Nilson Montoril e Edgar Rodrigues, bem como aos parceiros João Silva, Emanoel Jordânio, Rogério Castelo e Sebastião Ataíde de Lima.
Com o passar do tempo, outros nomes foram se juntando aos primeiros e aumentando a lista de colaboradores que abasteciam com preciosas relíquias históricas, o acervo memorial do Porta-Retrato.
O Blog ganhou credibilidade que superou nossas expectativas e hoje é uma referência para as pesquisas de interessados, estudiosos, estudantes, faculdades e universidades que utilizam o acervo histórico com o rico material para aprimorar seus conhecimentos científicos.
Nesta data em que o blog completa DEZ ANOS, estamos editando o post de número 1.922 e também atingimos a marca de 2.218.305 visualizações.
Agradecemos primeiramente a Deus, que nos deu vida, saúde e perseverança para chegarmos até aqui.
Um agradecimento especial à minha esposa Marina, companheira de todos os momentos, sempre disposta a somar esforços para levarmos avante essa partilha de informações, garimpadas nas mais diversas fontes, junto às famílias e descendentes de Pioneiros do Amapá, que entenderam a grandeza de nosso trabalho e disponibilizaram seus acervos e arquivos de fotos e documentos, das pessoas que lhes são caras.
Graças a imprescindível ajuda de todos vocês, nossos amigos colaboradores, que nos enviaram e/ou compartilharam fotos, apresentaram críticas, sugestões, com comentários e opiniões que complementaram muitas legendas de fotos que foram postadas aqui.
A ajuda que tenho recebido – pelas quais agradeço de coração – tem sido de grande valia para concretização da proposta de nosso trabalho.
O Porta-Retrato, está aí, segue firme e forte!
Espero, com as bênçãos de Deus, poder ainda comemorar esta data por muitos e muitos anos.
Obrigado mesmo!
João Lázaro-Editor

2 comentários:

  1. PARABÉNS PARCEIRO, QUE O BLOG SE ETERNIZE ASSIM COMO ESTA ETERNIZANDO AS HISTORIAS DO AMAPÁ E DE SEUS PERSONAGENS

    ResponderExcluir
  2. E podemos afirmar sem nenhuma chance de errar: O mais completo Blog que retrata a história do Amapá. Resgate das paisagens, fotos, pioneiros, causos, registra a história que a história não registrou com fidelidade ou distorceu os fatos para atender aos interesses pessoais ou de grupo.Esta foto da capa, revela a FAB e a pista lá na frente, que segundo o Sr. Arlindo Oliveira, um dos pioneiros da aviação no Amapá, diz que era a pista de pouso e decolagem e taxiavam para vir para a FAB onde estava o complexo administrativo do iarovisado aeroporto. Polêmica questão. Mas é para esse fim que também existe o Blog Porta Retrato. Rediscutir a história. Parabéns, João Lázaro. Esperamos que o Estado ou outros poderes possam reconhecer como valoroso instrumento de pesquisa do Amapá e que possam patrocinar este rico trabalho de pesquisa e registro. A empresa privada também pode abater no Imposto de Renda este investimento tão precioso para continuar com este trabalho.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DO MOVIMENTO ESCOTEIRO DO AMAPÁ

Nos primeiros anos do Território Federal do Amapá , os tradicionais desfiles cívicos eram realizados na Praça Barão do Rio Branco , um dos ...