quarta-feira, 1 de abril de 2020

OS DEZ ANOS DO PORTA-RETRATO MACAPÁ/AMAPÁ DE OUTRORA

Completam-se, nesta quarta-feira - 1º de abril de 2020 - DEZ ANOS de existência do Blog "PORTA-RETRATO - MACAPÁ/AMAPÁ DE OUTRORA" .
Como registrado naquele primeiro post - na quinta-feira, 1º de abril de 2010 - estava sendo concretizado um Projeto antigo, que há algum tempo vínhamos arquitetando de lançar um blog com fotos históricas e raras de Macapá.
O ponta pé inicial desse marco histórico, contou com a inestimável colaboração desinteressada do amigo escritor Paulo Tarso Barros.
Paulo Tasso Barros repassou ao Blog, todo acervo fotográfico que possuía, sobre a memória do Amapá.
Paulo é Membro da Academia Arariense-vitoriense de Letras (AVL), da União Brasileira de Escritores (UBE - São Paulo), da Associação Nacional de Escritores-ANE, da Associação Amapaense de Escritores-APES e membro do Júri Nacional do Prêmio Multicultural O Estadão, de São Paulo. Foi membro do Conselho Estadual de Cultura, do Conselho Diretor da Fundação de Cultura e chefe da Divisão de Editoração da Fundação de Cultura. Paulo é membro efetivo da Academia Amapaense de Letras – ocupante da Cadeira nº 31, cujo Patrono é Paul Ledoux e Fundador José de Alencar Feijó Benevides.
Um outro amigo que também acreditou nos propósitos e finalidades do Blog foi o  jornalista amapaense ÉDI PRADO. Édi também pegou seus arquivos fotográficos e os doou ao blog com os quais foram feitas as primeiras postagens.
O amapaense Edivonildo de Prado Ribeiro – Édi Prado - é o primeiro jornalista graduado em comunicação do Estado do Amapá. Formou em 1982 pela Faculdade de Comunicação e Turismo Hélio Alonso - FACHA/RJ e retornou para Macapá em 1985. É um dos fundadores e presidente da Associação de Imprensa do Amapá (1988) e da criação do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Comunicação em 1989, o primeiro presidente.
Foi o primeiro editor-chefe do Jornal do Dia.
Temos também a enaltecer a imprescindível colaboração dos historiadores Fernando Rodrigues, Nilson Montoril e Edgar Rodrigues, bem como aos parceiros João Silva, Emanoel Jordânio, Rogério Castelo e Sebastião Ataíde de Lima.
Com o passar do tempo, outros nomes foram se juntando aos primeiros e aumentando a lista de colaboradores que abasteciam com preciosas relíquias históricas, o acervo memorial do Porta-Retrato.
O Blog ganhou credibilidade que superou nossas expectativas e hoje é uma referência para as pesquisas de interessados, estudiosos, estudantes, faculdades e universidades que utilizam o acervo histórico com o rico material para aprimorar seus conhecimentos científicos.
Nesta data em que o blog completa DEZ ANOS, estamos editando o post de número 1.922 e também atingimos a marca de 2.218.305 visualizações.
Agradecemos primeiramente a Deus, que nos deu vida, saúde e perseverança para chegarmos até aqui.
Um agradecimento especial à minha esposa Marina, companheira de todos os momentos, sempre disposta a somar esforços para levarmos avante essa partilha de informações, garimpadas nas mais diversas fontes, junto às famílias e descendentes de Pioneiros do Amapá, que entenderam a grandeza de nosso trabalho e disponibilizaram seus acervos e arquivos de fotos e documentos, das pessoas que lhes são caras.
Graças a imprescindível ajuda de todos vocês, nossos amigos colaboradores, que nos enviaram e/ou compartilharam fotos, apresentaram críticas, sugestões, com comentários e opiniões que complementaram muitas legendas de fotos que foram postadas aqui.
A ajuda que tenho recebido – pelas quais agradeço de coração – tem sido de grande valia para concretização da proposta de nosso trabalho.
O Porta-Retrato, está aí, segue firme e forte!
Espero, com as bênçãos de Deus, poder ainda comemorar esta data por muitos e muitos anos.
Obrigado mesmo!
João Lázaro-Editor

2 comentários:

  1. PARABÉNS PARCEIRO, QUE O BLOG SE ETERNIZE ASSIM COMO ESTA ETERNIZANDO AS HISTORIAS DO AMAPÁ E DE SEUS PERSONAGENS

    ResponderExcluir
  2. E podemos afirmar sem nenhuma chance de errar: O mais completo Blog que retrata a história do Amapá. Resgate das paisagens, fotos, pioneiros, causos, registra a história que a história não registrou com fidelidade ou distorceu os fatos para atender aos interesses pessoais ou de grupo.Esta foto da capa, revela a FAB e a pista lá na frente, que segundo o Sr. Arlindo Oliveira, um dos pioneiros da aviação no Amapá, diz que era a pista de pouso e decolagem e taxiavam para vir para a FAB onde estava o complexo administrativo do iarovisado aeroporto. Polêmica questão. Mas é para esse fim que também existe o Blog Porta Retrato. Rediscutir a história. Parabéns, João Lázaro. Esperamos que o Estado ou outros poderes possam reconhecer como valoroso instrumento de pesquisa do Amapá e que possam patrocinar este rico trabalho de pesquisa e registro. A empresa privada também pode abater no Imposto de Renda este investimento tão precioso para continuar com este trabalho.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...