sexta-feira, 17 de abril de 2020

Foto Memória da Beleza Amapaense: Concurso Miss Amapá 1974

Nossa Foto Memória de hoje, foi postada pelo amigo Francisco Bessa, em sua página na Rede Social.
É um registro histórico raro da primeira reunião da Coordenação do Concurso Miss Amapá 1974, no Salão Nobre do antigo Macapá Hotel, tendo ao fundo o grande mural com uma das obras do consagrado artista plástico R. Peixe.
O evento contou com o apoio do Governo do Amapá, representado na ocasião pelo sociológo e professor Alberto de Andrade Uchôa, (o primeiro sentado à esquerda) na época Chefe do Gabinete do Governador Arthur Azevedo Henning, que estava à frente Executivo Amapaense. Ao lado de Alberto Uchôa (de óculos escuros e cigarro nos dedos), o Dr. Airton Almeida, Chefe da Divisão de Obras do ex-Território Federal do Amapá.
Em pé por trás, o jornalista Rubens Onetti (em memória), do jornal “A Província do Pará” e um pouco mais afastado o escritor e jornalista Raymundo Mário Sobral Coordenador do Concurso Miss Pará, em Belém.
Compõem ainda a mesa o Sr. Genésio Antônio de Castro e Dona Líbia Bessa de Castro, na época Gerentes do Macapá Hotel. Junto ao casal a radialista Cristina Homobono da Coordenação do Concurso, em Macapá, tendo ao lado outra senhora da comitiva paraense e à direita a amiga Jesuca Chagas.
O Concurso Miss Amapá, naquele ano, foi realizado no Ginásio Coberto Paulo Conrado Bezerra, localizado atrás do Colégio Amapaense e teve como vencedora a Senhorita Maria Raimunda Natividade Pombo, candidata do Independente Esporte Clube.
O radialista J. Ney também fazia parte da Coordenação do Concurso, em Macapá.
RESUMO HISTÓRICO - O primeiro certame de beleza feminina no Amapá foi realizado em 1958. A candidata vencedora foi a paraense Ilma da Silva Dias, primeira representante do então Território Federal do Amapá, na 5ª Edição do Concurso Miss Brasil, realizada em 19 de junho de 1958 no Ginásio do Maracanãzinho no Rio de Janeiro. 
Ilma Dias, enteada do Sr. Carlos Morei Canalejas, irmã do Zamba, ex-atleta de basquete e do prof. de educação física e atleta, Ernesto Sebastião Dias Neto (em memória).
Ilma venceu concorrendo com quatro candidatas. O desfile aconteceu no Salão de Recreios da Piscina Territorial coordenado pela Federação de Esportes Aquáticos. Ela representou a Escola Técnica de Comércio do Amapá-ETCA. Promoção do Governo Territorial em homenagem a Janary Nunes, que aniversariava (1º de junho). Sua viagem para o Rio de Janeiro ocorreu dia 15 de junho de 1958 em avião do Loide Aéreo Nacional.
As vencedoras do Miss Amapá, (na época do ex-Território do Amapá) de 1958 até 1988 foram: Ilma Dias (1958) representado os Diários Associados; Dalva Marinho Nunes (1959) Representando o Santana Esporte Clube; Glória Maria Portugal (1960); Raimunda Pachêco (1962); Thêmis da Cunha (1963); Rita Fernandes (1966); Maria Pontes (1969); Flora Cardoso (1971); Kátia Mara Houat (1972); Maria de Fátima Serrano(1973); Raimunda Natividade Pombo (1974), representante do Independente Esporte Clube; Maria Antonieta Pires da Costa (1975) representando o Esporte Clube Macapá; Mary Moncherry Alexander (1976), representante da ABB;  Elizabeth Koller da Cunha(1977), representante da AABB; Maria do Socorro Antunes (1978); Márcia Costa de Andrade (1979) representando o Esporte Clube Macapá; Regina Lúcia Almeida (1980), representando o Colégio Amapaense; Antônia Barbosa Pereira, (1981) representante do Basa Clube; Maria de Fátima Nunes Diniz (1982), representando o Basa Clube; Marúcia Monteiro Mendonça (1983); Sandra Ohana de Lima Nery     (1984); Rosângela Maria de Almeida 1985); Jaciara de Souza Coutinho (1986); Vânia Maria Fernandes (1987); e Fabíola Sousa Bordalo (1988).
Em 1961, 1964, 1965, 1967, 1968 e 1970 o Amapá não participou do evento. (Wikipédia)
Fonte: Facebook (Memorial Amapá)
Com informações complementares da radialista Cristina Homobono Ayres, confrade e amiga pessoal do editor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PIONEIRO DO ESCOTISMO AMAPAENSE > CHEFE DÁRIO CORDEIRO JASSÉ (in memorian)

Chefe DÁRIO CORDEIRO JASSÉ, deixou seu nome nos anais do Movimento Escoteiro do Amapá.  Foi dele a iniciativa de fundar no dia 13 de julho d...