sexta-feira, 3 de abril de 2020

Foto Memória de Macapá: Saudosos momentos com Casemiro Lino Dias

Durante essa DECADA de existência doPorta-Retrato, o blog resgatou muitos registros fotográficos de ilustres pioneiros do Amapá, que contribuíram com seu trabalho, para o soerguimento e progresso do ex-Território e de sua capital, Macapá.
Hoje trazemos ao Porta-Retrato, doces lembranças de Casemiro Lino Dias, pioneiro muito querido pela família Zagury e por todos nós.
“Seu” Casemiro foi morador do bairro da Favela junto com "seu" Bernardo, irmão dele, que trabalhava na SATFA (Superintendência de Abastecimento do Território Federal do Amapá) e na Padaria do Sandó (na antiga rua José Serafim, atual Tiradentes).
Ambos, quando jovens, eram bons de bola e defendiam o Cumaú Esporte Clube, um dos Clubes surgidos nos primeiros anos do ex-Território do Amapá.
Na primeira foto de 1958, seu Casemiro aparece ao lado de Dona Cristina, primeira esposa dele, em frente à casa do sítio Santana da Lagoa, uma propriedade de Dona Sarah Roffé Zagury, que se situava na zona rural do município de Macapá. A amiga Sarah Zagury, conta que Seu Casemiro mesmo, organizava passeios de caminhão com o pessoal da fábrica do Flip Guaraná, que se constituíam em agradáveis momentos de lazer e congraçamento.
"Seu" Casemiro foi durante longos anos funcionário de confiança da família Zagury, desde o tempo de Dona Sara Roffé Zagury.
Desempenhava suas atividades na Casa Leão do Norte e na fábrica do Flip Guaraná.
Nessa outra foto, o saudoso Casemiro Lino Dias, aparece em uma solenidade na Fazendinha, e recebe, em nome do Sr. Moisés Zagury, o troféu como prêmio pela produção de leite, conquistado pela vaca Torina. A informação é do amigo Abraham Zagury.
Temos agora imagem de pecuaristas premiados pela excelência de seus plantéis, que recebem troféus, em frente ao palanque oficial da Exposição de Animais, na Fazendinha.
Depois do fechamento da fábrica do Flip Guaraná, seu Casemiro, que já estava viúvo, casou com Dona Leila Coelho Furtado, sua colega de emprego.

5 comentários:

  1. Grandes saudades do meu bisavô, meu Casica. Infelizmente não conheci minha bisavó de quem herdei o nome "Cristina". Muito obrigada por postar essas lembranças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou neto do Sr Casemiro... vc é filha de quem Cristina ?

      Excluir
  2. em agradáveis momentos de laser* e congraçamento (lazer*)

    ResponderExcluir
  3. Édi Prado - Jornalista . Fiquei um tempo sem poder acompanhar o Porta-Retrato. Agora dei um passeio maravilhoso pelas páginas do tempo e das histórias. Me sinto um privilegiado por ter conhecido a maioria das personagens imortalizadas neste fantástico Blog. Mais feliz ainda pelo vigor e compromisso deste pioneiro João Lázaro, que presta um grandioso trabalho de resgate e registro da história do Amapá. História da qual ele também participou. É uma testemunha desta vivência. Que exercício saudável reviver a nossa história, nossa gente, nossas coisas e lugares. Temos a certeza que João Lázaro, ao escrever essas histórias, ele se inclui e se imortaliza com o reconhecimento e agradecimento de todos nós.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...