terça-feira, 21 de abril de 2020

Foto Memória de Macapá - Eles passaram pelo Amapá: Antônio Vasques, Terêncio Porto, Belarmino Barros e Luiz Gonzaga

Mais uma foto raríssima do ex-Território do Amapá, compartilhada pelo professor Daniel Oliveira. Uma relíquia do acervo histórico fotográfico do pai dele, o pioneiro Miguel Venceslau de Oliveira.
São imagens colhidas, por ocasião de um desfile nos anos 60, quando os mesmos ainda eram realizados na Av. Iracema Carvão Nunes,  nas duas alas da Praça Barão do Rio Branco, entre as ruas São José e Cândido Mendes, junto ao portão dos fundos da residência governamental.  
Em primeiro plano vemos o Dr. Antônio Clóvis Queiroz Vasques, que era médico veterinário do ex-Território e, atrás, a partir da esquerda, (o mais alto) o governador Terêncio Furtado de Mendonça Porto, que dirigiu o Amapá de 26 de novembro de 1962 a 7 de maio de 1964, em conversa com dois pioneiros: senhores Belarmino Paraense de Barros e    Luiz Gonzaga Pereira de Souza.
Belarmino Barros era o Diretor do Serviço de Administração; Antônio Vasques dirigia a Divisão de Produção e Pesquisa e o Luiz Gonzaga Pereira de Souza comandava o Serviço de Geografia e Estatística.
Até 1966, os desfiles de 7 de setembro foram realizados na Av. Iracema Carvão Nunes, sentido Rua Tenente-coronel José Serafim Gomes Coelho (Tiradentes)/Rua Cândido Mendes. Dia 13 de setembro, os desfiles estudantis aconteciam na Fazendinha. O General Ivanhoé Martins, substituto do Coronel Terêncio Porto determinou que eles fossem realizados na Av. FAB.
Informações do historiador Nilson Montoril
Fonte: Facebook
( Última atualização em 22/04/2020 às 17h30m )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...