segunda-feira, 13 de abril de 2020

Foto Memória de Macapá: O Pioneiro Nady Bastos Genú

O engenheiro agrônomo NADY BASTOS GENÚ nasceu em Belém do Pará, em 3 de abril de 1915, época historicamente difícil, pois o mundo vivia a Primeira Guerra Mundial. Era filho de PEDRO DE ALMEIDA GENÚ – professor, historiador, filósofo - e LUIZA BASTOS GENÚ.
Ficou órfão de mãe aos dois anos de idade e, de pai, aos 12 anos. Sozinho, foi amparado pelos familiares. Tinha um desejo muito grande de aprender, de estudar, de crescer.
Em busca de seus sonhos, fez contato com um padrinho que morava em Santa Catarina. Pediu ajuda e foi atendido: fez a Escola Técnica Agrícola, em Santa Catarina, e, depois, foi para Passa Quatro (Minas Gerais) fazer Faculdade de Agronomia, diplomando-se em 28/11/1937. Nesse período, Passa Quatro foi palco de dois episódios militares do século XX: as revoluções de 1930 e 1932.
Após sua formatura, desenvolveu algumas atividades em Santa Catarina, trabalhando com a cultura de trigo, retornando depois para Belém, sua terra natal.
No Pará, desenvolveu muitas atividades na área de agrimensura (topografia, por exemplo) e, mais importante, conheceu Maria de Lourdes Pamplona de Carvalho, com quem casou em 1944.
O casal teve cinco filhos, 11 netos e oito bisnetos.
Dr. Genú tinha como principais características: a inteligência, a força de vontade, o estudo constante, a dedicação imensa ao trabalho e à família.
Em 1948, foi morar no Rio de Janeiro para fazer seu curso de especialização em Fitopatologia, na Universidade Federal Rural do RJ, onde permaneceu por dois anos.
Em 1950, voltou para Belém e, logo em seguida, foi morar em Macapá, logo após a criação do Território do Amapá. Ele foi convidado para compor a equipe de governo do Capitão Janary Gentil Nunes, como Diretor da Divisão de Produção. Trabalhou lá por dois anos e voltou para sua terra natal por motivos particulares.
Em 1955, foi designado pelo Governo Federal para ser Diretor da Colônia Agrícola de Monte Alegre – PA, onde ficou por 2 anos, retornando, no final de 1956, novamente para Belém.
Em 1958, ganhou uma bolsa de estudos para fazer outra especialização – Fitopatologia Tropical – na França. Passou seis meses em Paris e, a parte de campo, ele fez na Costa do Marfim (África), que era colônia francesa na época.
Já funcionário público concursado, lotado na Defesa Sanitária Vegetal do Ministério da Agricultura, Nady Bastos Genú foi convidado para trabalhar na SPEVEA (Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia), em Belém. Nessa mesma ocasião, ele era professor de Fitopatologia na Escola de Agronomia da Amazônia, hoje, Universidade Federal Rural da Amazônia.
Em 1967, ele voltou a morar em Macapá, aceitando o convite para trabalhar na ICOMI/IRDA.
Nessa ocasião, o governador Ivanhoé Martins pediu a cedência dele para o governo, para ocupar o cargo de Secretário de Agricultura do Território.
Dr. Nady Bastos Genú faleceu em 24/11/1998 e Dona Maria de Lourdes, em 10/04/2004, ambos em Brasília - DF e sepultados no Cemitério “Campo da Esperança”.
Biografia fornecida pelos filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...