quinta-feira, 9 de abril de 2020

Lembranças da Macapá de Outrora: SERIA BOM REVIVER A TURMA DO BURACO?

João Silva – jornalista amapaense e contemporâneo de José Façanha - também lembra da lendária “Turma do Buraco”, "que nada mais era que alunos recrutados junto às escolas públicas do Território Federal do Amapá para fazer um trabalho muito especial, o trabalho de arborização da cidade de Macapá. Os jovens tinham apoio do governo e recebiam pequena ajuda da PMM, uma espécie de bolsa, para prestar serviço à comunidade, ao que me consta. A Turma do Buraco atuou no finalzinho dos anos 40, nas décadas de 50 e 60, por aí assim. 
Nesse tempo a arborização das ruas e Avenidas da capital amapaense era levada a sério, e uma árvore, uma vez plantada, crescia em paz, até dar sombra e fruto aos passantes.
Daquela época restaram alguns túneis verdes (mangueiras) que ainda podem ser vistos nas artérias mais antigas, como Presidente Vargas, parte da FAB, na Iracema Carvão Nunes, e outras. Sem o interesse dos governantes infelizmente o trabalho ficou pelo meio do caminho. Macapá então cresceu sem árvores ao longo de suas ruas e Avenidas, muito ruim para uma população que vive numa cidade cortada pela linha do Equador, como é nosso caso. Mas isso pode ser minorado, basta vontade política para reviver a Turma do Buraco, que era sediada no antigo Horto Municipal… Alguns moleques do meu tempo trabalharam na Turma do Buraco, como José Cabral, Guilherme Jarbas, Antônio Chucre, Carlos Zagallo, Milton Barbosa, Narciso Farripas e outros. Que tal pensar na ideia?"
Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FOTO MEMÓRIA – PIONEIROS DO AMAPÁ

Médico e amigo Leão Zagury envia, do Rio de Janeiro , para o blog Porta-Retrato-Macapá , mais uma rara relíquia de seu baú de lembranças! Na...