quarta-feira, 15 de abril de 2020

Feliz Aniversário: Elizete Barbosa

A amiga ELIZETE BARBOSA, mãe da Ive e do Diogo, completou nessa terça-feira, 14 de abril, mais um ano de vida!
ELIZETE BARBOSA DE ALMEIDA, nossa contemporânea de Macapá, nasceu, numa segunda-feira, no ano de 1952 em Calçoene - um município brasileiro no estado do Amapá, Região Norte do país - filha de Coaracy Sobreira Barbosa e Ely de Morais Barbosa.
Em 1963, Elizete mudou-se para Macapá. Estudou o primário na Escola Paroquial Padre Dário, Escola Alexandre Vaz Tavares e Grupo Escolar Azevedo Costa. Cursou o ginasial na Escola Normal, antigo IETA, e o concluiu no Colégio Amapaense.
Aos 12 anos, iniciou na modalidade de natação com o memorável Capitão Euclides Rodrigues. Competiu em Belém do Pará, onde conquistou o campeonato de natação feminino, norte e nordeste. Teve como amigos e também competidores: Kátia Moro, Waldete Jucá e Anselmo Guedes, entre outros.
Em 1974, vai a Belém do Pará, cursar a Escola Superior de Educação Física, onde gradua-se.
Em 1976, volta a Macapá, no ano seguinte é admitida no quadro de professores do ainda território do Amapá. Foi professora de educação física no SESI, Escola Polivalente Tiradentes e Colégio Amapaense. Exerceu essa profissão durante 22 anos.
Elizete Barbosa, muito contribuiu com o desporto e com a formação de uma geração de saudáveis amapaenses, por meio da educação física.
Retirou-se da vida pública em 1998, com relevantes serviços prestados à educação do Amapá.
Atualmente, aposentada, reside em Natal no Rio Grande do Norte, mas nunca perdeu os laços afetivos com sua terra natal de coração, Macapá.
Um de seus maiores orgulhos foi poder contribuir para Educação e formação de muitos alunos, e que hoje, muitos deles são notáveis cidadãos amapaenses e, alguns fazem parte do Instituto Memorial Amapá.
ELIZETE BARBOSA, por esses feitos é justamente homenageada como uma Notável Edificadora do Amapá.
Biografia por Wank Do Carmo - historiador e colaborador do Instituto Memorial Amapá – devidamente adaptada para o blog Porta-Retrato, com a devida anuência do autor.
As fotos são do arquivo pessoal de Elizete.
Fonte: Facebook (Memorial Amapá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...