domingo, 5 de abril de 2020

Foto Memória de Macapá: Momento Família com Dona Sarah Zagury

Resgatamos nossa Foto Memória de hoje, do fundo do Baú de Lembranças da família Zagury.
Trata-se de uma relíquia histórica de 1951, em que aparecem nas imagens raras a empresaria Sarah Roffé Zagury, sua filha Meryan (de óculos escuros), Dona Clemência Zagury (esposa do Sr. Isaac) com os filhos Sarah e  Abraham ( em frente à avó Sarah) e o primo Simão Pecher (filho de Nathan Pecher e Dona Syme).
RESUMO HISTÓRICO
A empresária Sarah Roffé natural de Tânger, Marrocos, nasce em 1882 e naturaliza-se brasileira em 5 de outubro de 1945. Casa-se em 1897, com o marroquino e desbravador Judah (Leão) Zagury, e dessa união nascem Esther, José, Eliezer, Issac, Syme, Meryan, Abraham, Moisés e Ana.
Com o falecimento de Leão Zagury, em 1930, sozinha, cria os filhos que com o sacrifício dela se formam. Na mesma época em que Leão morre, Sarah adoece e enquanto Moisés estava em Belém, Isaac fica no Amapá sustentando a casa e ainda manda dinheiro para o irmão que estava em Belém estudando.
Restabelecida, Sarah recomeça a vida comercial, na qual tinha muita experiência pois sempre trabalhara ao lado do marido. Foi ela inclusive, quem fabricou sabão pela primeira vez no Amapá. Fabricava ainda o creme dental usado na casa dos Zagury. Obteve esses conhecimentos com o filho – José – farmacêutico. Aprendeu também a tratar de doentes de malária. Começou a trabalhar no balcão da fábrica de sabão e atender em casa aos doentes de malária e de outras doenças. O comércio Zagury era um lugar onde eram vendidos tecidos, sapatos, remédios e tudo mais. Os produtos eram vendidos em Macapá e para as ilhas, através do célebre aviamento, que era um tipo de permuta. A borracha era levada e trocada lá por mercadoria, ou então, se o comprador tivesse crédito levava a mercadoria e o débito ficava para futuros acertos. Era o famoso “aviamento quinzenal”.
Dona Sarah, faleceu aos 80 anos, dia 20 de novembro de 1963, no Rio de Janeiro, onde está sepultada.
Dona Meryan faleceu em 2016 aos 97 anos no Rio de Janeiro.
Dona Clemência Zagury, que na verdade se chamava Piedade Assayag, nasceu em Parintins/AM, filha de imigrantes judeus marroquinos.
Foi para Macapá quando casou com o pioneiro Isaac Zagury.
Viveu, boa parte de sua vida, cuidando dos empreendimentos da família e sempre era vista à frente dos atendimentos aos clientes - naquela época chamados de fregueses - da Casa Leão do Norte.
Após o falecimento de Isaac, em 1971, Clemência saiu da sociedade da família Zagury e fixou residência no Rio de Janeiro, onde faleceu em julho 1982, aos 64 anos.
Os filhos Sarah e Abraham, residem no Rio de Janeiro. O primo Simão Pecher  é médico e reside em Manaus, capital do Amazônas.
Fonte: Memorial Amapá (Facebook)

4 comentários:

  1. Que linda ver uma história dos seus antecedentes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Tia Sarah Zagury foi uma pessoal especial em minha vida . Na qual minha filha mais velha homenagiei com o seu nome .Sarah

      Excluir
  2. AMIGO JORNALISTA JOÃO LÁZARO VOCE ME EMOCIONOU COM ESTA RECORDAÇÃO INESQUECÍVEL. TODOS NÓS ADORÁVAMOS NOSSA QUERIDA AVÓ SARA ROFFÉ ZAGURY (Z'L). ESTA FOTO E SEU COMENTÁRIO SERÃO GUARDADOS NOS NOSSOS ALFARRÁBIOS E NOSSOS CORAÇÕES.
    VALEU MEU AMIGO. SIMÃO ARÃO PECHER- MANAUS-AMAZONAS simaopecher@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...