quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

PIONEIRO DO AMAPÁ: AMADEU GAMA "BELISCA A LUA"

Um resumo biográfico de AMADEU GAMA, muito bem contado pelo jornalista João Silva.

“AMADEU GAMA, natural de Abaetetuba-PA, nasceu no dia 30/08/1922, e chegou em Macapá em 1946, a convite do Cap. Janary Gentil Nunes, 1° Governador do Território Federal do Amapá.

Numa época em que emprego não era problema, foi admitido como funcionário do GTFA lotado na Divisão de Obras, mas passou também pela Polícia Civil, Garagem Territorial, Delegacia de Economia Popular e foi fiscal ligado à administração do Mercado Central, onde permaneceu até sua aposentadoria.

O 'Baixinho', ou 'Belisca a Lua' foi uma figura muito conhecida em MACAPÁ e os dois apelidos que o acompanharam até o fim da sua vida foram dados pela ironia do povo, devido sua altura, bastante avantajada.

“Baixinho” morreu no dia 16/05/1993; era casado com Nair Campos Gama, natural da Vigia-PA, doméstica. O casal teve 10 filhos: Carlos José C. Gama, Clóvis, Claudomiro, Cristovam, Clodoaldo, Mario Celio, Maria de Fátima, Raimunda Ruth, Nair, e Maria de Nazaré. Com a morte do Amadeu Gama, todos os filhos do sexo masculino herdaram o apelido do pai: 'Belisca a Lua', que era 'Baixinho' também e governista; gostava de carnaval, todo ano saia nas ruas de Macapá fantasiado de Camaleão, apelido dado pela oposição a Janary Nunes, e o fazia, segundo familiares, para demonstrar fidelidade ao governador e meter pilha na chamada 'turma do contra'. Depois da sua morte, Amadeu Gama virou nome de rua no Bairro do Zerão.

No registro, o 'Baixinho', ou 'Belisca a Lua’ ao lado da esposa Nair numa foto tirada no dia do seu casamento.”

João Silva via Facebook

8 comentários:

  1. Que honra, meu avó!Seus filhos também tinha o apelido de BELISCA LUA, meu pai e seus irmãos.

    ResponderExcluir
  2. Meus Pais meus Herois sempre no coração da gente gratidão por tudo

    ResponderExcluir
  3. Meus avós queridos. Como apreciava sentar com ele na sombra do jambeiro e ouvir as histórias da cidade de Macapá, e quando andávamos pelo centro ele contava as lembranças de cada morador, comércios, das ruas e praças. Permita-me ajustar a data de aniversário do Sr.Gama era 30/05. Obrigada pela memória deste homem que contribuiu com a construção de nossa capital, nossa bela Macapá ❣️

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...