domingo, 8 de setembro de 2019

Foto Memória de Macapá: Antigo Fórum de Macapá, sem os Leões

Tão logo assumiu o governo do Amapá, em 25 de janeiro de 1944, o primeiro administrador do recém-criado Território Federal, Janary Gentil Nunes, iniciou a estruturação física e política da região. Realizou várias obras na capital Macapá como: escolas, casas, hospitais e inúmeras repartições públicas. 
Entre os prédios implantados estava o do antigo fórum, localizado bem à frente da cidade, voltado para o rio Amazonas. Demorou dois anos para ser concluído.
O terreno reservado para a edificação do Fórum pertenceu à família do Sr. Julião Tomaz Ramos - Mestre Julião, grande líder político da comunidade negra de Macapá.
Sua inauguração ocorrida em 25 de janeiro de 1953 - como parte da programação alusiva aos 9 anos da instalação do Território do Amapá e de seu governo - contou com a presença do Ministro da Justiça, Francisco Negrão de Lima. Ao ser inaugurado, o Fórum ainda não tinha os Leões posicionados na sua parte frontal conforme registra a foto acima.
Os leões do Fórum foram esculpidos pelo lusitano Antônio Pereira da Costa, a partir de uma forma confeccionada pelo Sr. Jorge Marceneiro que residia no bairro do Trem, na quadra dos Escoteiros do Mar Marcílio Dias.
Mais do que elementos arquitetônicos decorativos, os leões são figuras simbólicas de guarda e proteção à propriedade. Seriam os guardiões.
Em 1990, o prédio foi cedido a OAB-Amapá, embora estivesse destinado à Biblioteca e Arquivo Público de Macapá. Em 1995, a Assembleia Legislativa aprovou a doação do imóvel. No Fórum, funcionaram: O Tribunal do Júri, a Promotoria Pública, o Cartório de Registro Civil, o Cartório de Imóveis, o Juizado de Direito, o Cartório do 2° ofício da Comarca de Macapá e o Tribunal Regional Eleitoral. Foi no Fórum dos Leões que o Tribunal de Justiça do Estado do Amapá iniciou suas atividades, em 1991.
O Prédio em questão, obedece ao estilo neoclássico histórico, apresentando aspecto sóbrio e majestoso com linhas greco-romanas. Sua fachada principal apresenta sob o frontão colunas "Corintias" em pedra de lio.
Além das reuniões do Juri também foram realizados importantes "Enlaces Matrimoniais", de muitos pioneiros da cidade.
Após as cerimônias cíveis ali realizadas, os nubentes recebiam as bênçãos nupciais na Catedral de São José.
Saiba mais aqui
Fonte: Edgar Rodrigues,  (blog Coisas do Amapá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...