quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Foto Memória de Macapá: Dr. Acilino de Leão Rodrigues

Acilino de Leão Rodrigues nasceu em Macapá no dia 17 de julho de 1888.
Estudou no antigo Liceu Paraense, em Belém, transferindo-se depois para o Rio de Janeiro, então Distrito Federal, onde se formou em 1909 pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.
De volta a Belém em 1910, iniciou-se na política ainda durante o governo de João Antônio Luís Coelho (1909-1913), elegendo-se deputado estadual. Casou-se em 1916 com Amélia Ribeiro Leão. Um dos fundadores da Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará, lecionou nessa faculdade, na Faculdade de Direito e na Escola de Agronomia e Veterinária do Pará. Em outubro de 1934 elegeu-se deputado federal na legenda do Partido Liberal do Pará, fundado por Joaquim de Magalhães Barata, exercendo o mandato de maio de 1935 a 10 de novembro de 1937, quando, com o advento do Estado Novo, os órgãos legislativos do país foram suprimidos.
Membro da Academia Paraense de Letras, de que havia sido um dos fundadores, estava em campanha para disputar novamente uma cadeira de deputado federal quando faleceu em Belém no dia 27 de setembro de 1950.
FONTES: ARQ. GETÚLIO VARGAS; Boletim Min. Trab. (5/36); CÂM. DEP. Deputados; Diário do Congresso Nacional; ROQUE, C. Grande.
Disponível em: encurtador.com.br/suDU8




Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...