terça-feira, 10 de setembro de 2019

Fotos Memória de Macapá: Veterinário Antônio Vasques e o contabilista Benedito Paiva (Bena)

Revirando hoje os arquivos do blog, encontrei essas fotos de dois pioneiros de Macapá. Como conheci as feições, mas não lembrava dos nomes, recorri ao amigo Nilson Montoril que me ajudou a clarear as lembranças e esclarecer se tratar das duas pessoas que eu supunha num primeiro momento.
O de chapéu à esquerda das imagens, é o veterinário Antônio Clóvis Queiroz Vasques e o de branco, Sr. Benedito Pedro Paiva (Bena). 
“O Dr. Vasques era médico veterinário da Divisão de Produção e Pesquisa. Seu trabalho estava mais ligado ao Centro Agropecuário da Fazendinha. O Seu Bena era contabilista do Serviço de Administração Geral - SAG. São falecidos há bastante tempo!”.
O Dr. Antônio Vasques residia na Procópio Rola, Vila IPASE, bem em frente à casa do Dr. Alberto Lima.  Na mesma rua onde moravam a professora Annie Viana da Costa e o Sr. João Batista Travassos de Arruda, entre outros. 
Seu Bena (que também era guarda-livros), morava numa casa de muro alto, ao lado da Maçonaria “Duque de Caxias”, na Av. Coriolano Jucá, no centro da capital. 
Era vizinho de rua dos pioneiros: Diógenes Silva, Otaciano Pereira (Bar e Mercearia Vitória depois Frigorífico Brasil Norte), os irmãos José e Mundoca Bezerra, Nilton Cardoso, Josefina Davis (Hotel Santo Antônio), Ituassú Oliveira, Raimundo Nascimento (Sonoros Caçula), Eleres Muniz, Rui Tostes, Adauto Benigno, Edmundo Moura, família Barcessat, Café Society, família Lacerda,  Abdallah Houat, família Remédios, José Neves (Fábrica Amapaense - cônsul de Portugal), e os irmãos Nelson e Michael Abraão.
Dr. Vasques e Seu Bena, dois pioneiros que passaram pelo Amapá.
Fotos de Arquivo. Fotomontagem de Rogério Castelo.
Colaboraram: Nilson Montoril, Jocy Furtado, Haroldo Pinto, Guilherme Jarbas e Ernani Marinho)
(Última atualização às 18h)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FOTO MEMÓRIA – PIONEIROS DO AMAPÁ

Médico e amigo Leão Zagury envia, do Rio de Janeiro , para o blog Porta-Retrato-Macapá , mais uma rara relíquia de seu baú de lembranças! Na...