sábado, 28 de setembro de 2019

Fotos Memória de Macapá: Aviões DC 3 da FAB, no antigo campo de aviação do aeroporto de Macapá

Nossas Fotos Memória de hoje, clicadas em 1952, pelo saudoso fotógrafo Guilherme Cruz, registram aparelho modelo DC3 da Força Aérea Brasileira, no antigo campo de aviação do aeroporto de Macapá.
A primeira pista de pouso de Macapá, foi construída pela Panair do Brasil, durante a segunda Guerra Mundial, em uma área no centro da cidade entre as ruas General Rondon e a atual Professor José Barroso Tostes (sentido longitudinal) e Avenidas FAB e Raimundo Álvares da Costa(largura). 
Com o fim da Guerra, o controle das operações foi passado para os Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul S. A. 
Ao lado do campo de pouso foi construída uma pequena casa de madeira para uso das empresas de aviação e passageiros.
A transferência do antigo “campo de aviação” para uma área ampla e distante do centro da cidade de Macapá, no bairro Jesus de Nazaré, aconteceu em 1958, por decisão do então Governador Pauxy Gentil Nunes.
Fotos - detentoras de direitos autorais – reproduzidas diretamente do acervo virtual do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC).
Fonte: Disponível em CPDOC FGV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PIONEIRO DO ESCOTISMO AMAPAENSE > CHEFE DÁRIO CORDEIRO JASSÉ (in memorian)

Chefe DÁRIO CORDEIRO JASSÉ, deixou seu nome nos anais do Movimento Escoteiro do Amapá.  Foi dele a iniciativa de fundar no dia 13 de julho d...