quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Foto Memória de Macapá: O professor e o atleta

Nossa Foto Memória de hoje, foi compartilhada com o blog, pelo colaborador Gil Constâncio de Lima Rodrigues.
Trata-se de um registro histórico fotográfico de dois jovens estudantes da Escola Industrial de Macapá, na frente do “Caixa de Cebola”, em 1956.
Ele aparece na foto, ao lado de seu companheiro de escola Aécio Flavio Mota, o Aécio corredor, lembram dele?
O Gil Rodrigues, foi o criador da Amaflam, mas que acabou vendendo para o Jorge, irmão dele, o direito de propriedade da loja, pelo compromisso do emprego, de professor, que tinha.
Gil contou que nasceu no Cassipore município de Oiapoque em 1939, fez o primário lá e foi pra Macapá em 1953 fazer o exame de admissão, para ingressar no curso ginasial na Escola Industrial de Macapá. Fez o curso de férias em 61 e foi lecionar na aldeia galibis de 61 a 63. Em 1965 foi pra Fortaleza/CE fazer o curso de formação de professores em artes industriais. Ficou lecionando na Escola Anísio Teixeira até 1971. Lecionou também, no Instituto Cristo por 4 anos, depois voltou a Macapá em 1972, fundou a Amaflam, e em 74 foi readmitido no Governo, onde lecionou no Tiradentes, Irmã Santina Reolli e Gonçalves Dias.
Aposentado, desde 1993, Gil Rodrigues completou 80 anos em 1 de setembro deste ano.
Seu colega de escola, Aécio Mota, já falecido, destacou-se na cidade como exímio corredor nas provas de pedestrianismo, na mesma época de Ernesto Dias Neto, Juvenal e muitos outros atletas.
Lembro de um post publicado pelo João Silva, em 31 de março de 2012, em que ele destacava o pedestrianismo no Amapá, como um dos principais atrativos dos Jogos Escolares. Ele dizia que “na época da FAD, o pedestrianismo era levado a sério e muita gente comparecia aos locais das competições ou se reunia ao longo dos percursos a serem cumpridos pelos corredores. Os atletas participavam das preliminares para a São Silvestre e Archer Pinto, disputadas em São Paulo e Manaus, respectivamente.” Ele citava também, “a rivalidade que existia entre Ernesto Dias Neto e Aécio Flávio de Oliveira Mota, que defenderam o Macapá, São José, Cea Clube, e sucederam a Juvenal, outro grande nome do pedestrianismo do Amapá.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...