segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Foto Memória de Macapá: Pioneiros José Serra e Silva e Heitor de Azevedo Picanço

Por João Silva
José Serra e Silva e Heitor de Azevedo Picanço chegaram até aonde os 'minhocas' poderiam chegar na 2ª República (1945 a 1964) sendo ambos filhos de famílias de poucos recursos, ambos nascidos em Macapá.
Antes disso, Macapá era governada pela figura do Intendente, que era nomeado pelo Governador do Grão Pará e Maranhão na primeira República (1889 a 1930), e depois da primeira República pelo Governador do Pará como parte integrante do vizinho Estado até 1943, quando os prefeitos de Macapá passaram a ser nomeados pelo Governador do Território Federal do Amapá.
Significa dizer que Heitor de Azevedo Picanço e José Serra e Silva foram Prefeitos de Macapá nomeados pelo Governador de plantão mediante acordos entre políticos da oposição e da situação; ao que me consta Zé Serra (PTB) foi nomeado por Janary Nunes (PSD) por recomendação de Vargas (PTB), que ao vencer a eleição para Presidência da República decidiu manter Nunes como Governador e destinar a Prefeitura da Capital aos seus correligionários no Amapá.
A nomeação dos dois amapaenses, portanto, só foi possível graças ao desmembramento do Amapá do Estado do Pará por decisão do Presidente Getúlio Vargas constante de decreto do dia 13 de setembro de 1943.
Heitor Picanço foi prefeito nomeado duas vezes e José Serra e Silva uma vez; Heitor, de 1951 a 1952, de 1957 a 1961, sendo que Heitor ainda chegou a ser prefeito de Santana antecipando a primeira eleição para a prefeitura do segundo município mais importante do Estado.
Registro da família mostra os dois eminentes homens públicos - esportistas, políticos, professores, poeta e compositor (no Caso de Zé Serra), nos anos 50 aproveitando folga na agenda de assuntos de interesses do Amapá para visitar ponto turístico no Rio de Janeiro. José Serra e Silva e Heitor de Azevedo Picanço são falecidos.
Texto reproduzido da página do jornalista João Silva, no Facebook
Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FOTO MEMÓRIA – PIONEIROS DO AMAPÁ

Médico e amigo Leão Zagury envia, do Rio de Janeiro , para o blog Porta-Retrato-Macapá , mais uma rara relíquia de seu baú de lembranças! Na...