segunda-feira, 22 de abril de 2024

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante, assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá. Em reconhecimento ao seu trabalho, o blog Porta-Retrato-Macapá presta uma justa homenagem publicando sua biografia.

MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO nasceu no dia 02 de dezembro de 1929 na cidade de Belém, no Estado do Pará. Foi a segunda filha de Cleveland de Sá Cavalcante e Maria Antonieta dos Santos Cavalcante de uma prole de nove filhos. Concluiu seu curso primário no Grupo Escolar Dr. Freitas em Belém do Pará no ano de 1942 e o ensino secundário na Escola Normal do Instituto de Educação do Pará (IEP), formando-se normalista no ano de 1947. No ano seguinte mudou-se para o então Território Federal do Amapá, onde foi nomeada como professora do ensino primário para lecionar no Grupo Escolar de Mazagão, em 10 e setembro de 1948. Seguiu como professora no referido Grupo Escolar até 1949 quando foi transferida para Macapá, passando a atuar no Grupo Escolar Barão do Rio Branco até 1956. Atuou também no Grupo Escolar Azevedo Costa de 1957 a 1960, Grupo Escolar Modelo Guanabara de 1961 a 1964 e Escola Paroquial São José de 1965 a 1968.   Já no ano de 1969 passou a lecionar como professora do ensino médio, na disciplina de Língua Portuguesa, no Instituto de Educação do Território Federal do Amapá – (IETA), permanecendo nessa função até o ano de 1976. Ao longo de sua trajetória nas atividades de educação e ensino da juventude amapaense, sempre procurou manter-se atualizada, participando de inúmeras atividades e reciclagem na área e em 1975 formou-se em Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Pará, passando a atuar como supervisora no IETA no período de 1976 a 1984. Encerrou sua carreira na educação em 10 de abril de 1985.

Foto: Arquivo Pessoal

Casou-se com o também professor Ubiracy de Azevedo Picanço, com quem teve quatro filhos, Maria de Nazaré Cavalcante de Azevedo Picanço, Maria Elizabeth Cavalcante de Azevedo Picanço, Ubiracy de Azevedo Picanço Junior e João Cleveland Cavalcante de Azevedo Picanço. A professora Maria Cavalcante faleceu no dia 13 de fevereiro de 1997, deixando entristecidos e saudosos seus familiares, amigos e ex-alunos. Seu corpo descansa em paz no jazigo da família, no Cemitério N. S. da Conceição, no centro de cidade.

Em sua memória o Governo do Amapá colocou seu nome na escola Escola Estadual Maria Cavalcante, localizada no bairro Brasil Novo, zona norte de Macapá.

Texto: João Cleveland Cavalcante de Azevedo Picanço, filho da biografada 

Agradecemos ao Bira Picanço que  nos forneceu a biografia de sua mãe.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA CULTURA AMAPAENSE > DONA VENINA, GRANDE DAMA DO MARABAIXO DO AMAPÁ

Tia Venina marcou a história das mulheres da família e do Quilombo do Curiaú, situado na Zona Rural de Macapá. A sua trajetória é uma inspir...