sexta-feira, 18 de outubro de 2024

ARTE E CULTURA DO AMAPÁ - DOCA DA FORTALEZA


A fotografia datada de 1950 inspirou Wagner Ribeiro a criar diversas obras, nas quais ele retrata cenas fascinantes de Macapá, tanto em paisagens do passado quanto do presente. Algumas dessas obras são baseadas em registros fotográficos históricos. Wagner Ribeiro é um artista plástico que se desenvolveu de forma autodidata, atuando como escultor, pintor, chargista, cartunista e decorador.

Ele relata que retratou a Doca da Fortaleza várias vezes, sempre atendendo ao pedido de alguém. 

De fato, é uma linda representação da antiga fachada de Macapá, que se tornou um registro significativo da evolução urbana da cidade. Atualmente, essa área está completamente transformada, tornando-se assim uma referência fotográfica.

Wagner menciona que a resposta do público ao observar essas obras é repleta de admiração e muitos elogios. Aqueles que solicitam as peças revelam frequentemente uma conexão pessoal com a região. "Os pais dessas pessoas ou tiveram negócios ou viveram nas proximidades", relata, citando o advogado Carlos Souza, que lhe mostrou a casa onde residiu. Da mesma forma, Romeu (JK) compartilhou informações sobre seu estabelecimento comercial. "Percebo que tanto a fotografia quanto a pintura carregam um significado sentimental profundo", finaliza.

Imagens: Telas de Wagner Ribeiro

2 comentários:

  1. Amigo João Lázaro, vejo que não só o pintor, o fotógrafo, o poeta ou outro artista, tem essa capacidade de fazer registros da nossa história, um apaixonado como vc, também é uma peça importante nesse processo!
    Parabéns e obrigado por mencionar o meu nome!

    ResponderExcluir
  2. Agradeço pelo reconhecimento, amigo! Somos responsáveis pela preservação da memória, da arte e da cultura de nosso povo e de nossa gente. (João Lázaro)

    ResponderExcluir

MEMÓRIA CULTURAL DO AMAPÁ - COMUNIDADE QUILOMBOLA DE ILHA REDONDA

  A região de Ilha Redonda , tem cerca de 170 anos de história. Aproximadamente 90 famílias residem lá, sendo que 9% dos habitantes são des...