terça-feira, 5 de junho de 2018

Foto Memória do Comércio Amapaense: Empresário Waldir do Nascimento Carrera

           Waldir do Nascimento Carrera nasceu em Belém do Pará no dia 10  de março de 1942. Migrou para o Amapá em 1952, aos 10 anos de idade, ao lado de sua mãe Augusta do Nascimento Carrera e sua irmã Marly da Conceição Carrera. Ainda muito jovem, aos 20 anos, começou a trabalhar na empresa Techint Engenharia e Construção, no Município de Porto Grande, onde permaneceu até que a firma tivesse fechado. Voltou para Macapá e casou-se com a jovem Ilka Maria Jucá, com quem teve 03 filhos: Marcus Vinicius Jucá Carrera, Soraya Augusta Jucá Carrera e Paula Simone Jucá Carrera. Em 1970, abriu sociedade com o cunhado Hernani Vitor Guedes em uma Farmácia e dois anos depois, comprou a cota parte de seu sócio e fundou a W.N.Carrera (cujo nome fantasia era FARMATREM), ramo em que se dedicou por 26 anos.
Além de empresário, Waldir Carrera sempre se dedicou à vida social, esportiva e carnavalesca do Amapá, acumulando títulos como: Presidente do Esporte Clube Macapá; Presidente da Federação Amapaense de Basquetebol; Diretor e um dos fundadores da Escola de Samba Unidos da Coaracy Nunes; Presidente da Escola de Samba Piratas da Batucada;  além de também fazer parte da Diretoria da BANDA (bloco de sujos). Em 1993, Waldir Carrera foi eleito Presidente da Associação Comercial e Industrial do Amapá (ACIA), onde desenvolveu vários projetos de assistência aos associados.
Em 1999, foi eleito Presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Farmacêutico do Estado do Amapá, onde desempenhou seu mandato com avidez e conquistas relevantes para a categoria.
Waldir do Nascimento Carrera faleceu no dia 26 de fevereiro de 2002, com 59 anos de idade, vítima de infarto, logo após mudar seu ramo empreendedor para casa Lotérica. Anos depois, recebeu a homenagem póstuma da Federação do Comércio – FECOMÉRCIO, que deu seu nome para o anfiteatro daquela instituição.
Fonte: Texto elaborado pela família do biografado, a quem agradecemos pela colaboração!
Link relacionado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...