segunda-feira, 18 de junho de 2018

Fotos Memória da Mineração Amapaense: O Pioneiro Henry Ovide Lucien (em memória)

Desde o início do Território Federal, o Amapá tem recebido muita gente de várias partes do Brasil e do Mundo, que tem ido somar esforços e contribuir para o progresso daquela região da Amazônia.
Nosso homenageado(em memória) de hoje é o Pioneiro Henry Ovide Lucien, que integrou os quadros da ICOMI, desde 1º de março de 1948, ou seja, a data em que a Companhia passou a ter vida atuante no Território Federal do Amapá.
Henry Ovide Lucien viu o alvorecer dos primeiros dias, quando tudo ainda eram estudos, planos e esperanças. Ele acompanhou de perto o trabalho desenvolvido pelos pioneiros, enfrentando toda a sorte de contratempos e outras dificuldades.
O maior orgulho de Ovide Lucien, foi ter sido contratado diretamente pelo Dr. Augusto Antunes, primeiro mandatário da Empresa.
Henry Ovide Lucien, nasceu em Santa Lúcia, possessão inglesa nas Antilhas, em 1910; emigrou pela Guiana Holandesa em 1930, quando contava 20 anos de idade. Em 1937, atraído pelas riquezas minerais da Região Norte do Brasil, foi para Macapá.
Durante muitos anos tentou encontrar alguma coisa nas águas do Rio Amapari, até que um dia, já em 1946, desiludido pelas incertezas de uma vida aventureira, empregou-se na Mineração Apolo como zelador do depósito que aquela empresa mantinha em Macapá.
Em 1º de agosto de 1948, em Macapá, um diálogo entre o Sr. Geraldo de Souza e Silva, gerente da Mineração Apolo e o Dr. Augusto Trajano de Azevedo Antunes, na época tratando dos trabalhos de instalação da ICOMI no Território Federal do Amapá, mudou completamente a trajetória de vida de Henry Lucien.
-- Cedemos-lhe o galpão, para que o Sr. Instale o escritório da Companhia, desde que, este homem que aqui está, nosso zelador, seja aproveitado como seu empregado.
-- Perfeitamente. Se esta é a maior exigência, o negócio está fechado.
O zelador citado na conversa era, nada mais nada menos, o Sr. Henry Ovide Lucien, que foi encarregado do Serviço de Vilas, em Santana.
Ovide Lucien desenvolveu inúmeras atividades na ICOMI, a maior parte delas, desempenhada em Macapá, desde sua admissão no escritório pioneiro até ser transferido para a Serra do Navio, em 1957, e posteriormente, para Macapá.
Henry acompanhou de perto o desenvolvimento da ICOMI, no Amapá, e se aposentou na mineradora. Ele era o chapa 3 na Empresa, atrás de Bento Sales Páscole (chapa 1) e do descobridor Mário Cruz (chapa 2).
Jamais deixou o Território, desde que lá chegou. Mas, apesar de ter vivido mais tempo no Brasil do que em sua terra natal, nunca abandonou a cidadania inglesa.
Sua esposa D. Mildred Lucien, também de Santa Lúcia(já falecida), deu-lhe seis filhos, todos brasileiros: Eric, (falecido), que foi empregado da ICOMI, em Santana; Henriqueta; Mariana; Mário; Eulálio e Vitória.
Henry Lucien residia com a família em uma casa própria, em Macapá, situada à rua Odilardo Silva, quase esquina com a Mendonça Furtado, no centro.
Fonte: Revista Icomi-Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...