quarta-feira, 11 de novembro de 2020

FOTO MEMÓRIA DE MACAPÁ: Pioneiro PEDRO RODRIGUES DA SILVA – “Seu Pedro da Estrela”

Amiga Vera Pinheiro envia foto dos pais dela e lembra que hoje – 11 de novembro – é a data de nascimento do Sr. PEDRO RODRIGUES DA COSTA, o “Seu Pedro” lá dos Armazéns Estrela.

Se vivo fosse, ele estaria completando em 2020, 106 anos de idade, pois nasceu na Fazenda Tapera, no município de Soure-Pará-Amazônia-Brasil, no dia 11 de novembro de 1914.

Apesar de ter nascido no ano do início da I Guerra Mundial, era um ser de paz que amava a vida e as coisas sublimes que a tornam digna de ser vivida.

Pedro Costa foi um jovem bem animado. Gostava de música e festas. Tocava trompa na Banda Marcial de Soure e organizou também uma bandinha chamada “Tenentes do Amor”, que participava dos animados bailes de Carnaval no Clube Social Reação de Soure.

Gostava muito de futebol. Torcedor fanático do Payssandu, do Flamengo e da Seleção Brasileira, assistia a todos os jogos e ficava muito mal-humorado quando seus times perdiam.

Em 1946, se casou com Leonildes Tavares Pinheiro, D. Biduca, filha de comerciante Celestino Tavares Pinheiro. Essa união gerou os filhos: Antônia Maria, Demétrio Celestino, Ana Fátima, Luciete Maria (falecida), Pedro Gabriel, Otávio Roberto, Maria do Céu (natimorta) e a Vera Lúcia.

Segundo relatos de sua irmã Nair, Pedro Costa foi uma criança esperta, inteligente, engenhosa, curiosa, alegre, arteira... Não teve oportunidade de fazer grandes estudos, mas, isso não limitou seus horizontes. Gostava de ler, o que provavelmente lhe deu uma ampla visão de mundo. Via a Educação como forma de romper barreiras e por conta disso, junto com a esposa Leonildes, empenhou-se profundamente em tornar seus filhos “doutores” como ele se referia a quem cursava a Universidade. Dentre eles, uma médica, Dra. Luciete que realizou para ele um grande sonho.

Católico, era devoto de São Raimundo, de quem era afilhado. Também homenageava São Pedro, seu xará. Desde os 18 anos, ainda em Soure, no dia 29 de junho acendia uma imensa fogueira com uma animada festa, com muitos fogos e comilança. A família mantém a tradição até hoje. Neste ano, de 2020, por conta da Pandemia, foi feita uma pequena fogueira artificial e os convidados de sempre, passaram, em drive thru, para pegar suas guloseimas.

Pedro Costa também foi um grande alfaiate ainda em Soure e Belém. O corte bem feito trouxe-lhe o apelido de “Tesoura de Ouro”. Genro de comerciantes, acabou mudando de ramo e foi para o comércio. Primeiro, com uma Casa São Raimundo, depois com a Casa Estrela, as duas ainda em Soure. Em 1961, mudou-se para Macapá, onde a família Pinheiro já estava estabelecida e abriu a Casa Estrela do Trem. Quando ela fechou, ele se tornou gerente dos Armazéns Estrela que pertencia ao tio Pinheirinho e ficou lá até a aposentadoria. Lá, ficou conhecido como o “Seu Pedro da Estrela” e fez história. Com sua competência, bom humor e célebres “tiradas”, cativava a todos. Orgulhava-se de “fazer contas de cabeça” não importando o número de parcelas.

Seu Pedro Rodrigues da Costa, faleceu em 18 de fevereiro de 1995, vítima de um câncer que o levou, aos 80 anos.

Informações de Vera Lúcia Pinheiro, filha do biografado.

Um comentário:

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...