quarta-feira, 25 de novembro de 2020

FOTOS MEMÓRIA DE MACAPÁ: Praça Barão do Rio Branco

As Fotos Memória de hoje, são cópias inéditas da Praça Barão do Rio Branco, em Macapá, enviadas ao blog pela amiga Eloísa Elena Cavalcante, filha do pioneiro Douglas Lobato Lopes. São registros fotográficos históricos, encontrados no acervo documental do pai dela.

A Praça Barão do Rio Branco está localizada na Avenida Fab, entre as ruas São José, Cândido Mendes e Coriolano Jucá. Nas imagens  casas de diretores do Governo Janary Nunes, situadas na Rua São José, fotografadas dos autos do prédio do Grupo Escolar Barão do Rio Branco.

A Praça do Barão, como é conhecida em Macapá, é um dos lugares mais significativos e tradicionais do centro da cidade. Sua inauguração ocorreu no dia primeiro de dezembro de 1950 em comemoração aos 50 anos da assinatura do Laudo Suíço. Por esse ângulo, as imagens foram clicadas  dos altos da agência dos Correios e Telégrafos.

A Praça Barão do Rio Branco já foi um espaço de reivindicações e de festas ligadas ao mundo musical.

Era dotada de vários aparelhos de educação física, campo de futebol de areia e quadras para prática de vôlei e basquetebol.

Fotos: Arquivo pessoal da Família Lobato Lopes.


Um comentário:

  1. Quatro das seis casas que vemos nas imagens continuam em pé até hoje. Apenas duas foram derrubadas, a primeira, onde hoje é Amazonas importados, e a quarta, onde hoje ficam os edifícios Costa Norte. A penúltima casa atualmente abriga o Conselho Nacional De extrativistas, e a última, na esquina com a Av.Fab, é a sede da CRAM Bem me Quer.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...