quinta-feira, 26 de novembro de 2020

FOTO MEMÓRIA DA CIDADE DE MACAPÁ - EQUIPE DA DIVISÃO DE OBRAS

Essa era a equipe de medição para abertura de ruas de Macapá

Nesse registro histórico raro e inédito, vemos três pioneiros da Divisão de Obras, que faziam parte da equipe de Governo que tinha a incumbência de projetar as ruas e avenidas, bem como, construir os primeiros imóveis que iriam ser erguidos na cidade, para montar a estrutura administrativa e urbana  de Macapá, capital do recém-criado Território Federal do Amapá.

A partir da esquerda temos o Eng. Douglas Lobato Lopes, Diretor da Divisão de Obras, um auxiliar que não conseguimos identificar e à direita, o carioca Júlio Batistade Araújo - o Mestre Júlio.

Junto a eles, no tripé, o teodolito: “um instrumento de precisão óptico que mede ângulos verticais e horizontais, aplicado em diversos setores como na navegação, na construção civil, na agricultura e na meteorologia.” (Wikipédia)

Contribuição ao blog: Eloísa Elena Cavalcante.

Foto: Arquivo pessoal da Família Lobato Lopes.

Um comentário:

  1. Meu pai adotou essa terra dedicando sua vida e trabalho incansavelmente para construi-la. Grande Mestre de obras exemplo de honestidade, humildade e profissionalismo.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...